Notícias

27
jul

A pirâmide da saúde e da beleza da pele

clinica-bolzan---blog---a-piramide-da-saúde-e-da-beleza-da-pele

Dra. Maria Augusta Bolzan – Bolzan Dermatologia

Sua pele sempre vai ser seu cartão de visita, e cada vez mais, a primeira impressão causada por uma pele bonita abre portas, tanto na sua vida pessoal como na profissional também, não é mesmo?

Como todo mundo quer ter uma pele linda, o setor de cosméticos faciais sofre uma brutal influência do marketing direcionado, tentando diariamente te influenciar a comprar esse protetor solar, ao invés daquele, ou um creme para noite mais ou menos denso, com centenas de opções de cheiros, texturas e preços também.

Você já pensou em quantas dessas empresas estão preocupadas realmente com a sua pele, e não só com o seu dinheirinho suado, que você trabalhou tanto para conseguir?

Pensando nisso, estudos recentes sugerem uma pirâmide, composta por três componentes de importância ascendente no cuidado diário com a pele (especialmente do rosto).

Base – proteção e reparação

O componente inicial, que seria a base da pirâmide, é composto por tratamentos considerados “fundamentais” e foca na proteção e reparo da pele. Já explico melhor.

Você já reparou como as áreas do nosso corpo que são menos expostas ao sol, como a parte de baixo dos braços e o abdome superior têm uma pele mais macia e com um aspecto mais jovial do que a pele do rosto? Isso acontece, por que a radiação solar (especialmente a UVA) é a principal responsável pelo envelhecimento precoce da pele, e como ninguém gosta daquela pele toda manchada e cheia rugas finas, o protetor solar é a nossa base da pirâmide. Isso sem falar no câncer de pele, que está mais relacionado à queimaduras de sol e à radiação UVB (aquela com maior incidência das 10 às 16h).

Mas a radiação ultravioleta (UVA e UVB) não é a única a incidir e causar dano na nossa pele. A radiação infravermelha (IR) não é bloqueada pelos protetores solares e penetra mais fundo na pele, gerando, juntamente com a fumaça de cigarro e poluição do ar, um estresse oxidativo, que leva à formação de radicais livres, substâncias tóxicas responsáveis pelo dano celular e aceleração do envelhecimento. Por isso, um creme com agente antioxidante também deve fazer parte da base da pirâmide, atuando conjuntamente na proteção e regeneração do dano celular no dia a dia!

Centro – Esfoliação e Renovação celular

Nessa fase, a ideia é acelerar a troca de células danificadas e com pouco colágeno por células novas e saudáveis. O dano estrutural, gerado pelo acúmulo de dano proveniente da radiação UV + IR, se manifesta na aparência, deixando a pele amarelada, com aumento de linhas finas e rugas, manchas irregulares, flacidez e perda de brilho.

Retinóides e alguns ácidos podem ser utilizados nessa fase como peelings químicos, feitos no consultório, ou cremes para uso noturno, podem ser associados ou não a alguns tipos de laser e luz pulsada que aumentam o turnover (troca) celular, e com isso renovam o brilho, a consistência e a textura da pele.

Topo – Estimulação

Aqui, o objetivo é dar um “gás” nos cuidados da pele, estimulando a formação e a remodelação do colágeno e de fibroblastos que são responsáveis pela firmeza da pele. Alguns peptídeos, juntamente com fatores de crescimento que podem ser usados como cremes ou “entregues” nas camadas mais profundas da pele através de micro perfurações feitas na pele com instrumentos adequados e estéreis. O chamado “drug delivery” parece aumentar a ação de determinadas substâncias, uma vez que rompe a barreira inicial da pele, entregando o medicamento mais próximo ao seu local de ação.

Enfim, essa pirâmide pode ser usada como um guia, para chegarmos em um objetivo comum de uma pele mais bonita e protegida, nos ajudando a eleger as prioridades e eliminando os penduricários das centenas de cremes com os quais somos bombardeadas todos os dias!

Bibliografia:
Basic skin care: a pragmatic approach to better skin using over-the-counter cosmeceuticals.
(PMID:25790633)
Griffith JL, McCowan NK
Journal of the Mississippi State Medical Association [2014, 55(10):316-320]

The skin health and beauty pyramid: a clinically based guide to selecting topical skincare products.
(PMID:24719060)
Mayoral FA, Kenner JR, Draelos ZD
Journal of Drugs in Dermatology: JDD [2014, 13(4):414-421

Cosmeceuticals: the new medicine of beauty.
(PMID:21462614)
Martin KI, Glaser DA
Department of Dermatology, Saint Louis University School of Medicine, USA. kmarti49@slu.edu
Missouri Medicine [2011, 108(1):60-63]

ARQUIVOS

Venha nos visitar!