Notícias

26
mai

Aparência da unha indica saúde do corpo

 

 

clinica-bolzan-blog-aparencia-da-unha

Muito além de uma questão estética para o nosso corpo: as unhas desempenham o importante papel de proteger as pontas dos dedos, assim como de indicar como está a nossa saúde, servindo como uma aliada no alerta de que algo não vai bem no funcionamento do organismo.

 

Formada principalmente por um tipo de proteína, denominada queratina, as lâminas ungueais (unhas) podem refletir diversas patologias dermatológicas ou sistêmicas. No entanto, para identificar problemas nas unhas, é preciso recorrer ao auxílio de um dermatologista, pois somente esse profissional é capaz de conhecer o padrão de cada unha.

 

Do mesmo modo, as unhas dos pés também podem ser acometidas com a presença de sinais, porém, é um quadro mais raro de acontecer. Dentre as principais afecções demonstradas por essa parte do corpo, estão doenças cardíacas, renais, hepáticas, anemia – condição em que as unhas ficam quebradiças, opacas e secas –, dentre outras.

 

Por fim, vale ressaltar que não adianta olhar para as mãos e logo se desesperar ao perceber alguma mudança, afinal só um especialista pode realizar o diagnóstico correto, caso haja a presença de algum distúrbio na saúde.

ARQUIVOS

Venha nos visitar!