26
abr
Você sabe quais são as doenças de pele mais comuns, que dermatologistas no mundo todo vêem com frequência em seus consultórios?
1 – Acne
A acne com certeza está entre as doenças de pele mais comuns. Ela aparece com muita frequência em adolescentes que estão passando pela puberdade e se não for tratada pode se estender para a fase adulta ou deixar manchas permanentes. Ela aparece como uma infecção das glândulas que produzem sebo e pode ser piorada por excesso de oleosidade e ingestão de alimentos gordurosos. A melhor forma de se livrar da acne sem deixar sequelas é com tratamento precoce.
2 – Dermatite atópica
Também conhecida como eczema, é uma doença associada a grande fator hereditário comum principalmente em crianças e pode dar pele seca e com manchas, coceira e erupções cutâneas tanto na face quanto nas mãos, nos pés, cotovelos e na parte de trás dos joelhos. Pode ser causada por alergia aos mais diversos produtos ou irritantes primários como detergente ou acetona!
3 – Câncer de pele
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer e normalmente se desenvolve nas partes do corpo mais expostas ao sol, como braços, mãos, colo, pescoço e rosto. Algumas vezes o câncer de pele pode ser difícil de ser diagnosticado pois aparece como uma pequena mudança na pele, um machucado que não cicatriza ou pintas que crescem ou mudam de cor. O cancer de pele apresenta chance de cura de mais de 90% quando diagnosticado precocemente e o melhor tratamento é sempre a prevenção, portanto nunca se esqueça do protetor solar!
4 – Psoríase
A psoríase é uma doença hereditária e autoimune, ou seja, quando o organismo começa a produzir anti corpos contra a própria pele ou outros tecidos internos. Ela não é contagiosa, e pode aparecer como manchas que coçam e doem e descamações em em diversas partes do corpo, principalmente nas mãos, cotovelos, costas, rosto, e joelhos. A doença não tem cura, porém novos tratamentos vêm surgindo e tornando seus efeitos minimizados!
5 – Rosácea
A rosácea é uma doença crônica de pele, mais comum em mulheres, por volta dos 40 anos, provoca vermelhidão na face e aparecimento de espinhas e irritações nos olhos e nariz. Apesar de não ter cura, tratamentos e acompanhamento com seu médico ajudam a controlar a rosácia e diminuir bastante seus sintomas. Existem ainda alguns fatores que podem piorar a rosácea, como o consumo de álcool e temperaturas extremas.
Venha nos visitar!