Notícias

15
set

Caspa: Como Prevenir e Tratar

Clínica-Bolzan---Blog---Caspa-Como-Prevenir-e-Tratar

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica que normalmente se manifesta por conta da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. A baixa umidade do ar, a água quente e o consumo de comidas gordurosas podem acarretar a descamação no couro cabeludo, conhecida como caspa.

A caspa também pode acontecer através de um fungo originado naturalmente, o Malassezia furfur. Esse fungo se alimenta da oleosidade natural do couro cabeludo, fabricando subprodutos e ácidos que produzem a irritação.

Assim como a acne, as glândulas sebáceas têm maior atividade sob a ação dos hormônios androgênicos, levando os sintomas a serem mais evidentes na puberdade.

A caspa não é contagiosa! É necessária uma predisposição para que ela seja desencadeada. As principais características da irritação são as coceiras, vermelhidão, descamação, liberação de flocos e algumas vezes mau cheiro por conta da oleosidade.

Algumas atitudes do dia a dia podem evitar a proliferação da caspa, como melhorar a alimentação, diminuir a temperatura do chuveiro, não dormir com o cabelo molhado, evitar o uso de bonés e hidratação.

O problema não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de cremes, loções, shampoos e  antifúngicos. A automedicação deve ser evitada, eu sempre atendo pessoas que já usaram tanta receita caseira que eu nem sei mais o que é a doença inicial e o que foi causado pelos cremes 😉

Venha nos visitar!