Notícias

24
set

Colágeno: o que é e os seus benefícios

clinica-bolzan-blog-colageno-o-que-e

Pelo menos 30% de toda a proteína presente no nosso corpo tem o colágeno na sua composição, e ele assume uma função estrutural importantíssima, uma vez que atua na proteção dos tecidos pouco resistentes e estabelece a conexão deles com o esqueleto ósseo.

 

Basicamente, essa substância é composta por 3 mil aminoácidos, distribuídos em três correntes moleculares que se entrelaçam e compõem um tipo de hélice tripla flexível e firme. Mais do que isso, o colágeno conta com diversos atributos positivos, como a manutenção da elasticidade da pele, dando a ela maior tônus, hidratação e reduzindo a flacidez. 

 

A proteína age não apenas no fortalecimento cutâneo, mas também das unhas e dos cabelos, que neste último caso, ganha espessura, crescimento e brilho. É possível encontrá-la em mais de 20 tipos, sendo cada uma delas muito importante em diferentes funções.

 

Quando atingimos os 25 anos, sua produção tende a diminuir 1% ao ano, dando espaço para o surgimento das linhas de expressão devido a redução da elasticidade da epiderme. Para diminuir os impactos, portanto, a consulta com um dermatologista torna-se indispensável, para que o profissional possa indicar o melhor método de reposição do colágeno.

 

Quer saber mais? Converse com um dermatologista!

ARQUIVOS

Venha nos visitar!