Notícias

05
mar

Como cuidar de um Furúnculo?

Clínica-Bolzan---Blog---Como-cuidar-de-um-furúnculo


Hoje vamos falar um pouco mais sobre furúnculos, uma lesão muito comum principalmente agora durante o verão, quando a pele fica mais oleosa. Essa oleosidade aumenta as chances da pele infeccionar e provocar a formação desse nódulo endurecido, quente, avermelhado e com presença de pus: o furúnculo.

Como são formados:
Os furúnculos surgem principalmente naquelas áreas do nosso corpo que tem pelos e são mais expostas à umidade, atrito e pressão, o que acaba facilitando a obstrução dos folículos pilosos, estruturas onde o pelo é produzido.

Na maioria dos casos, essa infecção é causada pela bactéria Staphylococcus aureus que, embora tenha esse nome difícil, é bastante comum, podendo ser encontrada tanto na pele quanto dentro do nariz. Além dela comprometer os folículos pilosos, danifica também a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor.

Fatores de Riscos
Embora qualquer pessoa possa desenvolver furúnculos, existem alguns fatores de risco que podem favorecer o surgimento desses nódulos. Entre eles estão:

-Obesidade;
-Contato com pessoas que tenham furúnculo;
-Diabetes, pois dificulta a ação dos anticorpos contra a -bactéria que causa a infecção;
-Problemas na pele como, por exemplo: eczema e acne;
-Problemas que afetam a imunidade do corpo, como o vírus HIV.

Sintomas
-Desenvolvimento de um nódulo avermelhado, doloroso e cheio de pus que cresce gradualmente;
-Fadiga;
-Mal-estar;
-Febre.

Tratamento
Normalmente, o furúnculo se rompe de forma espontânea e, por isso, é importante lembrar que não é bom espremê-lo, pois essa ação só vai fazer com que a lesão piore. E você não vai querer isso, não é mesmo? Uma boa opção é colocar compressa com água quente sobre a região onde o furúnculo surgiu, já que o calor úmido acelera o processo de drenagem espontânea.

Em casos mais graves, pode ser preciso cortar e drenar o furúnculo e até mesmo ser necessário que o médico receite alguns antibióticos específicos para evitar que a bactéria fique mais forte.

Para mais informações, procure um especialista de sua preferência ou dê um pulo aqui no meu consultório.

Venha nos visitar!