Notícias

26
jul

Como identificar os diferentes tipos de pele

 

 

Clínica-Bolzan---Blog---COMO-IDENTIFICAR-OS-DIFERENTES-TIPOS-DE-PELEExistem 4 tipos de pele reconhecidas dermatologicamente e em cada uma delas é recomendável um tipos específicos de sabonetes, hidratantes e até mesmo maquiagem. Conheça os tipos de pele:

 

  • Pele seca

 

A característica desse tipo de pele é a perda excessiva de água e a baixa produção de sebo, não encontrando assim os lipídios necessários para reter a umidade. A pele seca é conhecida pela sua aspereza e aparência descamada, sujeita a manchas vermelhas, maior disposição para rugas e normalmente aparentam ser mais velhas do que realmente são. As peles extremamentes secas afetam áreas mais direcionadas do corpo como pés, cotovelos, mãos e joelhos causando calos, rachaduras e coceiras intensa. Para esse tipo de pele é indicado uso de sabonetes com ceramidas e glicerina, hidratantes em forma de pomadas com manteiga de karitê, óleo de amêndoas e água termal. Deve-se evitar sabonetes com ácido salicílico, esfoliantes e hidratantes com álcool.

 

  • Pele normal

 

Ao contrário do que seu nome indica, é a pele mais rara dentre os tipos apresentados. Ela produz os níveis corretos de lipídios e água, deixando assim com uma aparência saudável. Nesse tipo de pele os poros são afilados e quase imperceptíveis, pouca propensa a espinhas, a pele normal é basicamente perfeita. As rugas nesse tipo de pele costumam surgir com mais vigor apenas na região dos olhos. A pele não inspira cuidados especiais, sendo assim necessários apenas os cuidados primários.

 

  • Pele mista

 

É o tipo de pele mais comum. É chamada de mista pois na zona T ( testa, nariz e queixo) é oleosa com poros ampliados com maior possibilidade de acne nessa região, mas torna-se normal ou até mesmo seca nas bochechas e outras extremidades. A pele mista é fina e tem disposição para descamação e rugas prematuras. Recomenda-se o uso de tônico e adstringente na zona T, loção com ácido hialurônico e protetor solar oil free. Cremes pesados na área oleosa são dispensáveis.

 

  • Pele oleosa

 

Tem um aspecto brilhando, engordurado derivado da grande produção de sebo e lipídios. Altamente propensa ao surgimento de cravos e espinhas, porém com a menor tendência para rugas e linhas de expressão. O nível de oleosidade da pele é mutável diariamente. Para diminuir os efeitos, sabonetes com ácidos salicílico e enxofre, protetor e hidratantes oil free e maquiagem com efeitos mates são uma saída. Cremes espessos com nutrientes como mel, aveia, semente de uva ou própolis devem ser evitados.

 

Mesmo com apenas quatro tipos de pele diferentes, cada uma tem uma particularidade. É indispensável a consulta com um dermatologista para descobrir o seu tipo de pele e qual tratamento será abordado.

Venha nos visitar!