Notícias

21
set

Dermatite Atópica: Mitos e verdades

clinica-bolzan-blog-Dermatite atópica mitos e verdades

 

A dermatite atópica é resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, sendo uma doença crônica, não contagiosa e multifatorial que afeta de 10 a 15% da população mundial. Ela se manifesta por meio de lesões avermelhadas na pele, além de proporcionar um alto grau de ressecamento.

 

Em mais da metade dos casos, a disfunção é identificada logo na infância, e com o devido tratamento e monitoramento, pode ficar sob controle, resultando em uma boa qualidade de vida para o paciente.

 

Existem muitas informações desencontradas que envolvem a dermatite atópica, e para que você fique bem informada sobre ela, eu separei alguns mitos e verdades. Olha só:

 

A dermatite atópica não precisa de tratamento contínuo?

Mito! A prevenção é tão importante quanto o tratamento dos sintomas em épocas de crise, e além disso, manter a pele hidratada no dia a dia com os produtos certos é uma forma de tratar continuamente a condição.

 

Pacientes com dermatite atópica não devem tomar banho muito quente?

Verdade! Ficar muito tempo no chuveiro e debaixo da água quente deixa a pele mais seca e irritada. Dê preferência para os banhos rápidos, além de frios ou mornos.

 

Pacientes com dermatite atópica não podem praticar esportes?

Mito! Apesar do suor gerado nas atividades físicas, que podem trazer incômodo para os pacientes com dermatite atópica, alguns cuidados básicos podem evitar os desconfortos, como evitar praticar atividades ao sol e beber muita água durante o exercício

 

Pacientes com dermatite atópica devem evitar o ar condicionado?

Parcialmente verdade! O ar condicionado contribui com a secura da pele, o que piora o quadro de quem tem dermatite atópica. Se você trabalha em ambientes com ar condicionado, atenção redobrada com a hidratação!

ARQUIVOS

Venha nos visitar!