Notícias

18
ago

Dermatite seborreica: o que é e como você pode evitá-la!

clinica-bolzan-dermatite-seborreica-o-que-e-e-como-evita-la

Ao contrário do que muitos pensam, a Dermatite Seborreica (caspa) não é contagiosa e também não é causada por falta de higiene.

A Dermatite Seborreica é uma inflamação que acomete crianças e adultos, caracterizada pela escamação e vermelhidão em algumas áreas do corpo, como rosto, couro cabeludo e colo. Entre os sintomas, estão: oleosidade na pele e no couro cabeludo, escamas brancas (caspa), coceira, leve vermelhidão na área e uma possível perda de cabelo.

A causa ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada a fatores genéticos ou ser desencadeada por fatores emocionais.

Algumas atitudes podem ajudar a minimizar os sintomas:

  • Evite o consumo de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas;
  • Não tome banhos muito quentes;
  • Dê preferência por roupas de algodão;
  • Evite o uso de chapéu e boné;
  • Retire completamente o shampoo e condicionador dos cabelos.

    Se no seu caso você identifica um ou mais sintomas dos citados acima, procure um dermatologista. O tratamento é essencial quando há um quadro de Dermatite Seborreica e pode envolver as seguintes medidas: lavagens mais frequentes; interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo; evitar uso de chapéus ou bonés, shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e anti fúngicos; cremes/pomadas também com anti fúngicos e eventualmente com corticosteróide, dentre outros especificados pela dermatologista.

  • ARQUIVOS

    Venha nos visitar!