Notícias

25
jun

ESTRIAS NA GRAVIDEZ

Clínica Bolzan - Blog - estrias na gravidez


As estrias são basicamente cicatrizes formadas após a pele se esticar de uma forma rápida, sofrendo lesões nas suas fibras elásticas durante este processo, originando marcas entre a cor rosa ou avermelhada/roxa.

O surgimento de estrias na gravidez é muito comum, chegando a atingir até 90% das gestantes. Essas marcas geralmente aparecem entre o 6º mês de gestação, nos seios, abdômen ou coxas. Após a gravidez, elas chegam a passar para uma cor prata, mas não desaparecem por total.


Existem alguns fatores que contribuem para o surgimento das estrias como:

  • Ganho de peso: Quanto maior for o ganho de peso durante a gestação, maiores são as chances do surgimento de estrias, principalmente se o ganho for de forma acelerada.
  • Tendência familiar: Mulheres que apresentam na família um histórico de pessoas com estrias, principalmente durante a gravidez, têm um maior risco de desenvolvê-las.
  • Já possuir estrias: Quem já tem estrias antes da gestação, têm um risco maior de desenvolvê-las durante a gravidez.
  • Idade: Mulheres geralmente com menos de 25 anos apresentam mais facilidade de ter as fibras elásticas rompidas por possuir uma pele menos elástica.


  • Para evitar o aparecimento das estrias durante a gestação é importante beber muita água, manter o aumento de peso moderado, usar roupa íntima que ajude a segurar a barriga e suportar os seios e aplicar cremes ou loções próprias para a fase de gestação, para evitar o ressecamento e coceiras na pele.


    Procure um acompanhamento dermatológico durante a gestação para amenizar as mudanças e manter uma pele saudável.

    Venha nos visitar!