Notícias

20
jan

MANCHAS BRANCAS

Clínica Bolzan - Blog - Dra Maria Augusta fala sobre as manchinhas brancas de sua pele

Conforme o tempo passa e nossa pele sofre a ação dos raios ultravioleta, podem surgir diversas manchas, que podem ser escuras ou brancas. Essas manchinhas brancas que aparecem com a idade, são chamadas leucodermias solares ou sardas brancas, como são popularmente conhecidas.

 

Essas manchas são causadas pelo acúmulo de radiação UV na pele e muita gente acha que são causadas pelo envelhecimento, e essa confusão é fácil de entender, pois com o envelhecimento o tempo de exposição ao sol aumenta e aí que as manchas começam a aparecer!
Algumas pessoas também se preocupam ao vê-las na pele por acharem que têm alguma relação com o vitiligo (por falar nisso, você já viu esse vídeo super legal que eu postei sobre vitiligo? Veja aqui

 

Porém não há qualquer relação entre as duas condições. A explicação mais aceita é que a radiação destrói parcialmente as células que produzem o pigmento da pele e por isso as manchinhas são mais claras

 

As sardas brancas não causam nenhum tipo de dano à pele ou à qualidade de vida, porém elas podem causar incômodo no sentido estético e ser um verdadeiro golpe na autoestima. Até pouco tempo atrás, não haviam muitas esperanças na descoberta de métodos para tratar as leucodermias solares e obter resultados positivos, porém, recentemente, surgiram técnicas que possibilitam estimular as áreas afetadas e fazê-las voltar a produzir melanina. O procedimento é feito em algumas sessões e não atrapalha em nada a rotina do paciente.

 

Se você apresenta as manchas esbranquiçadas na pele e se sente desconfortável com elas, procure seu médico e converse com ele sobre as opções de tratamento.

Venha nos visitar!