Notícias

29
mai

Manchas na pele entenda as possíveis causas

clinica-bolzan-blog-manchas-na-pele

As manchas que surgem na pele podem ser sinal de algum problema de saúde ou simplesmente estético, e as suas origens podem ser diversas, como razões genéticas e hormonais, tendo características singulares e aparência peculiar, o que permite classificá-las, como nos seguintes casos:

 

Manchas amarronzadas

A incidência de manchas marrons na pele pode ser causada pela melanose (mancha senil), que é ocasionada pelos raios solares em áreas do corpo muito expostas ao sol. Ou ainda pela fitofotodermatose, conhecida como mancha do limão e também pelo melasma, condição causada por fatores hormonais, genéticos e pelo sol.

 

Manchas escuras

As manchas pretas podem ter como causa o nevo, que são pintas escuras que também podem ser congênitas, o melanoma, um tipo grave de câncer, e também pela ceratose seborreica, afecção que pode ser confundida com o nevo.

 

Manchas esbranquiçadas

Podem ser originadas pela leucodermia solar (sardas brancas), pano branco ou então pelo vitiligo, condição genética autoimune.

 

Manchas arroxeadas

As manchas roxas podem aparecer devido à hematomas ou pela púrpura senil, que são pequenas manchas que costumam aparecer nos braços de pessoas idosas.

 

Manchas vermelhas

Costumam ter como causa o nevo rubi, uma mancha que causa coceira e sangra ao sofrer atrito.

 

É importante se atentar ao aparecimento de qualquer mancha na pele e, aos primeiros sinais, procurar o auxílio de um dermatologista!

ARQUIVOS

Venha nos visitar!