Notícias

19
set

Vitiligo: Sintomas e tratamento

Clínica-Bolzan-Blog-Vitiligo-Sintomas-e-tratamentos

O vitiligo é uma patologia autoimune que atinge cerca de 1% da população, afetando indivíduos de diversas faixas etárias e com diferentes tipos de pele, mas sendo mais comum em pessoas de pele negra. Essa condição é caracterizada pela perda de coloração da pele devido à falta de melanócitos – células produtoras de melanina –, fazendo com que haja a presença de manchas brancas em todo o corpo ou apenas em algumas partes características.

A doença não é contagiosa e não apresenta sintomas. Raramente alguns pacientes relatam sensibilidade ou dor na região acometida. O vitiligo pode ser classificado em dois tipos:

  • Segmentar ou unilateral

Tipo que, normalmente, manifesta-se em pessoas ainda jovens, afetando apenas uma parte do corpo.

 

  • Não segmentar ou bilateral

Nesse caso, o indivíduo apresenta manchas nos dois lados do corpo de forma conjunta, como nas duas mãos e dois pés, por exemplo. Geralmente, a falta de coloração acontece inicialmente nas extremidades do corpo, como mãos, pés, boca e nariz. É comum que haja épocas em que as manchas se desenvolvem mais, e também períodos de estagnação.

As causas do vitiligo ainda são desconhecidas, porém, em alguns casos, a doença pode estar associada diretamente a fatores hereditários, estresse, alterações ou traumas emocionais e até mesmo ao excesso de exposição ao sol. A perda de pigmentação, além de atingir o corpo, também é visível em partes como cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba, e nas membranas mucosas.

A doença, na maioria das vezes, também afeta a autoestima dos pacientes. Por isso, a análise e o tratamento feitos por um médico dermatologista é essencial. Ele fará a investigação através de exames para eliminar a presença de outros problemas autoimunes que possam estar causando o aparecimento do vitiligo e, assim, iniciar o tratamento.  

O tratamento será indicado de acordo com o quadro do paciente, como forma de cessar o aumento das lesões e também para repigmentar a pele em algumas áreas, já que o vitiligo não possui cura. O dermatologista poderá indicar medicamentos específicos, como comprimidos ou pomadas, assim como fototerapia e outros métodos.

Venha nos visitar!