Doenças

Acne

O que é acne?

A acne é uma doença de predisposição genética bastante frequente, que acomete a maior parte dos adolescentes, porém não se restringe a eles. É também bastante comum em adultos, principalmente nas mulheres.

Ela é devida, em grande parte, pelas modificações que ocorrem na pele relacionada à atividade hormonal que se inicia na adolescência.

São os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo desencadeamento da acne (pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos, cicatrizes).

A acne é caracterizada pela obstrução da abertura do folículo pilosebáceo associada ao aumento da secreção sebácea, condições que favorecem a proliferação de microorganismos que provocam lesões inflamadas (as espinhas).

Além do desconforto estético, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes permanentes na pele.

Sintomas

Geralmente, a acne se desenvolve na face, pescoço, peito, ombros, ou costas, podendo variar entre o estágio leve e o grave. A acne leve costuma causar cravos e espinhas. Já em casos mais graves, as espinhas podem evoluir para cistos e nódulos, causando lesões doloridas.

Tratamentos

Os procedimentos complementares que ajudam no controle da acne são: extração de “cravos”, drenagem de abscessos, infiltração com corticoides em lesões nodulares muito inflamadas ou em cicatrizes elevadas, peelings químicos, microdermobrasão, alguns tipos de laser e luzes.

A acne é uma doença que precisa ser tratada de forma correta. Deve-se evitar espremer e cutucar espinhas, assim como o uso de produtos caseiros ou desconhecidos. Procure um dermatologista precocemente, a fim de iniciar o tratamento ideal para cada caso e evitar cicatrizes cutâneas muitas vezes de difícil tratamento.

Para mais informações entre em contato com a

Venha nos visitar!