Doenças

Dermatite de Contato

O que é Dermatite de contato?

A Dermatite de contato, também conhecida como eczema de contato, é uma inflamação da pele, que se apresenta como resultado de uma reação alérgica ou inflamatória. Podemos classificar a Dermatite de contato em duas categorias: irritativa e a alérgica.

A Dermatite de contato alérgica surge após repetidas exposições a um produto ou substância desencadeadora, podendo demorar meses ou até mesmo anos para aparecer. Este tipo de Dermatite de contato costuma ser causado por produtos de uso diário, como perfumes, cremes hidratantes e medicamentos.

A Dermatite de contato irritativa pode surgir na primeira vez em que o paciente entra em contato com o agente causador. Geralmente, a irritação é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes e solventes.

Sintomas

O sintomas mais comuns são: sensação queimação, intensa coceira, pequenas bolhas e erupção vermelha no local afetado pela substância.

Tratamentos

O tratamento depende muito da extensão e da gravidade do quadro, e as medidas poderão ser apenas locais ou incluir a utilização de medicações via oral ou injetáveis.

Um dos primeiros passos inclui a higienização com água para remover qualquer vestígio do irritante ou alérgeno que possa ter permanecido na pele.

Cremes ou pomadas de corticosteroides podem ser utilizados para reduzir a inflamação da pele. É fundamental seguir atentamente as instruções ao usar esses cremes. O uso excessivo, mesmo dos mais fracos, podem causar efeitos colaterais indesejáveis Adicionalmente, ou para substituir os corticosteroides, podemos lançar mão dos medicamentos chamados imunomoduladores tópicos, como o tacrolimus e pimecrolimus.

Nos casos em que existe muita coceira e/ou nos casos mais graves, podem ser necessários o uso de antialérgicos orais ou corticosteroides orais ou injetáveis.

Emolientes e hidratantes ajudam a manter a pele úmida e também auxiliam na reparação e proteção da mesma. Eles são utilizados nas fases de resolução, quando a pele começa a descamar e secar, além de ser parte fundamental para a prevenção, principalmente nos casos que envolvem contato frequente com água.

Em caso de alergia, jamais se automedique ou busque “soluções mágicas”, pois elas podem agravar ainda mais o problema: procure sempre um médico!

Para mais informações entre em contato com a

Venha nos visitar!